Investigação dos assuntos mais abordados pelos egressos do curso de biblioteconomia da FURG nos TCCs por meio do RI - FURG

Autores

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Assuntos, Egressos, Trabalhos de Conclusão de Curso, Repositório Institucional, Estudo de uso e usuários da informação

Resumo

Este artigo busca identificar os assuntos mais abordados pelos egressos do curso de Biblioteconomia da FURG nos TCCs por meio do RI - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Em relação aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa e exploratória cuja coleta de dados foi realizada no Repositório Institucional (RI) da FURG, tendo como universo todos os TCCs dos egressos da FURG e uma amostra de 235 TCCs. Dos resultados obtidos, os 10 assuntos mais abordados pelos egressos de Biblioteconomia da FURG foram: 1) "Biblioteconomia" (69 vezes); 2) "Biblioteca(s) escolar(es)" (34 vezes); 3) "Comunicação científica" (20 vezes); 4) "Bibliotecário(s)" (19 vezes); 5) "Produção científica" (18 vezes); 6) "Bibliometria/estudos bibliométricos" (17 vezes); 7) "Biblioteca(s) universitária(s)" (16 vezes); 8) "Repositório(s) institucional(is) digital(is)" (13 vezes); 9) "Rio Grande - RS" (13 vezes); e 10) "Incentivo à leitura/atividades de incentivo à leitura" (12 vezes). Das considerações finais: esta pesquisa possibilitou conhecer quais assuntos vem sendo considerados mais relevantes pelos graduandos de Biblioteconomia da FURG, além de dar uma noção sobre os conhecimentos absorvidos durante sua formação acadêmica, sendo relevante para guiar a adaptação do acervo da biblioteca e a grade curricular do curso de acordo com seu perfil. Também foi constatado durante a coleta de dados que a falta de um vocabulário controlado na indexação dos assuntos dos trabalhos acadêmicos dificulta a localização de TCCs por assunto, e não permite uma contagem precisa da quantidade de assuntos existentes. Portanto, reafirma-se a importância do controle de vocabulário na recuperação da informação, e sugere-se que trabalhos acadêmicos adotem uma forma de controle na elaboração das palavras-chave.

Biografia do Autor

Angélica Miranda, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul

Professora no Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI, no Curso de Bacharelado em Biblioteconomia.

Coordenadora do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia - EAD. Professora nos Cursos de Pós-Graduação Educação em Ciências - PPGEC e Administração - PPGA.

Publicado

2025-06-24