COMO OS ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DE BIBLIOTECONOMIA DA FURG ADQUIREM E FILTRAM INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Autores

  • Luiza Martins Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Estudo de usuários, Informação, Biblioteconomia, Fake news

Resumo

O papel dos bibliotecários na universidade é fundamental para a disseminação do conhecimento e visando uma melhor comunicação entre usuários e biblioteca, bem como evitar que as fake news sejam um problema, é necessário que se tenha o entendimento de como a informação é usada por estes usuários. Por esta razão, o presente artigo teve como objetivos investigar e analisar as diferentes formas de estudo e obtenção de informação dos estudantes sob a justificativa de compreender mais a fundo como os usuários estão se relacionando com o conhecimento acadêmico. Para isso, foi utilizado o método qualitativo-quantitativo através de uma pesquisa em forma de questionário, aplicado para os discentes do segundo ano do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sobre como buscam e filtram informações acadêmicas. A partir dos dados obtidos concluiu-se que, embora as fake news ainda sejam um inconveniente no meio acadêmico, os usuários analisados possuem um forte senso crítico e de pesquisa, o que contribui para a disseminação correta da informação. 

Downloads

Publicado

2025-06-24

Como Citar

Martins, L. (2025). COMO OS ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DE BIBLIOTECONOMIA DA FURG ADQUIREM E FILTRAM INFORMAÇÕES ACADÊMICAS. Isadora - Revista Aurora Bibliográfica, 1(1). Recuperado de https://furg.treinamento.emnuvens.com.br/isadora/article/view/1345

Edição

Seção

Artigos