Sobre a Revista

FOCO e ESCOPO

A "Revista de Ensino em Ciências da Informação" visa promover a disseminação de conhecimento e práticas inovadoras no ensino das Ciências da Informação. O foco principal da revista é abordar temas relacionados ao ensino, aprendizagem e formação profissional em áreas como Biblioteconomia, Arquivologia, Gestão da Informação e áreas afins. O periódico busca contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos educadores e estudantes dessas disciplinas, bem como para a melhoria contínua da qualidade do ensino e da pesquisa na área de Ciências da Informação. A revista aceita contribuições originais que abordem diferentes aspectos do ensino em Ciências da Informação, incluindo, mas não se limitando a:

  • Metodologias de Ensino: Inovações no ensino-aprendizagem em Biblioteconomia, Arquivologia, Gestão da Informação e áreas correlatas.
  • Tecnologias Educacionais: Uso de tecnologias emergentes e digitais no ensino de Ciências da Informação.
  • Formação Profissional: Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais em contextos educacionais.
  • Práticas Pedagógicas: Estudos de caso, relatos de experiência e boas práticas no ensino de Ciências da Informação.
  • Avaliação e Qualidade: Avaliação de programas educacionais, métodos de avaliação de aprendizagem e garantia da qualidade no ensino superior em Ciências da Informação.
  • Educação Continuada: Programas e iniciativas de educação continuada para profissionais da informação.
  • Interdisciplinaridade: Integração de conhecimentos e práticas interdisciplinares no ensino de Ciências da Informação.

A revista se destina a professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais da área interessados em compartilhar conhecimentos e experiências que promovam avanços significativos no ensino das Ciências da Informação.

 

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

A "Revista de Ensino em Ciências da Informação" adota um processo rigoroso de avaliação por pares para garantir a qualidade e a relevância acadêmica de seus artigos. Abaixo estão os principais aspectos do processo de avaliação por pares:

1. Seleção de Avaliadores: Os avaliadores são selecionados com base em sua expertise e experiência nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Gestão da Informação e ensino superior. São acadêmicos e profissionais reconhecidos internacionalmente, com histórico de publicações e participação ativa na comunidade acadêmica.

2. Anonimato e Confidencialidade: O processo de revisão é conduzido de forma duplamente cega (double-blind peer review), onde tanto os autores quanto os avaliadores permanecem anônimos durante todo o processo. Isso garante imparcialidade e evita qualquer viés na avaliação dos manuscritos.

3. Critérios de Avaliação: Os avaliadores são orientados a considerar os seguintes critérios durante a revisão dos artigos:

  • Originalidade e contribuição para o campo do ensino em Ciências da Informação.
  • Rigor metodológico e qualidade da pesquisa (quando aplicável).
  • Clareza e organização do texto.
  • Relevância e impacto potencial para a prática educacional e profissional.