Sobre a Revista
FOCO e ESCOPO
A "Revista de Ensino em Ciências da Informação" visa promover a disseminação de conhecimento e práticas inovadoras no ensino das Ciências da Informação. O foco principal da revista é abordar temas relacionados ao ensino, aprendizagem e formação profissional em áreas como Biblioteconomia, Arquivologia, Gestão da Informação e áreas afins. O periódico busca contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos educadores e estudantes dessas disciplinas, bem como para a melhoria contínua da qualidade do ensino e da pesquisa na área de Ciências da Informação. A revista aceita contribuições originais que abordem diferentes aspectos do ensino em Ciências da Informação, incluindo, mas não se limitando a:
- Metodologias de Ensino: Inovações no ensino-aprendizagem em Biblioteconomia, Arquivologia, Gestão da Informação e áreas correlatas.
- Tecnologias Educacionais: Uso de tecnologias emergentes e digitais no ensino de Ciências da Informação.
- Formação Profissional: Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais em contextos educacionais.
- Práticas Pedagógicas: Estudos de caso, relatos de experiência e boas práticas no ensino de Ciências da Informação.
- Avaliação e Qualidade: Avaliação de programas educacionais, métodos de avaliação de aprendizagem e garantia da qualidade no ensino superior em Ciências da Informação.
- Educação Continuada: Programas e iniciativas de educação continuada para profissionais da informação.
- Interdisciplinaridade: Integração de conhecimentos e práticas interdisciplinares no ensino de Ciências da Informação.
A revista se destina a professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais da área interessados em compartilhar conhecimentos e experiências que promovam avanços significativos no ensino das Ciências da Informação.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
A "Revista de Ensino em Ciências da Informação" adota um processo rigoroso de avaliação por pares para garantir a qualidade e a relevância acadêmica de seus artigos. Abaixo estão os principais aspectos do processo de avaliação por pares:
1. Seleção de Avaliadores: Os avaliadores são selecionados com base em sua expertise e experiência nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Gestão da Informação e ensino superior. São acadêmicos e profissionais reconhecidos internacionalmente, com histórico de publicações e participação ativa na comunidade acadêmica.
2. Anonimato e Confidencialidade: O processo de revisão é conduzido de forma duplamente cega (double-blind peer review), onde tanto os autores quanto os avaliadores permanecem anônimos durante todo o processo. Isso garante imparcialidade e evita qualquer viés na avaliação dos manuscritos.
3. Critérios de Avaliação: Os avaliadores são orientados a considerar os seguintes critérios durante a revisão dos artigos:
- Originalidade e contribuição para o campo do ensino em Ciências da Informação.
- Rigor metodológico e qualidade da pesquisa (quando aplicável).
- Clareza e organização do texto.
- Relevância e impacto potencial para a prática educacional e profissional.