O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS EM BIBLIOTECAS
UMA REVISÃO DE LITERATURA POR MEIO DA BASE DE DADOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRAPCI)
Palavras-chave:
Uso das Mídias sociais, Bibliotecas, Revisão de literatura, BRAPCIResumo
A pesquisa investiga o uso das mídias sociais em bibliotecas a partir da revisão de literatura na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) com o objetivo de investigar textos que abordassem essa temática, identificando os contextos que estão inseridos e qual o mais predominante, além de analisar quais foram os seus principais resultados. A partir de pesquisas realizadas com os descritores “mídias sociais” and “bibliotecas” na BRAPCI foram selecionados 12 textos relevantes onde se percebeu que há uma predominância de trabalhos relacionados as fanpages da mídia social Facebook, e que as bibliotecas universitárias foram as mais citadas, tendo como destaque a pesquisa de caráter bibliográfico e documental. Os resultados das pesquisas dos textos analisados mostraram que o uso das mídias sociais ainda não é feito por todas bibliotecas e as que já utilizam essas ferramentas ainda precisam aprimorar as formas de uso. Por fim, a pesquisa mostrou a importância da utilização das mídias sociais como ferramenta para disseminar informação e dialogar com o público alvo das bibliotecas.
Referências
ANDRETTA, Pedro. O que mudou no novo “Manifesto sobre Bibliotecas Públicas” da IFLA/UNESCO?. Biblioo, 2022. Disponível em: https://biblioo.info/o-que-mudou-no-novo-manifesto-sobre-bibliotecas-publicas-da-ifla-unesco/. Acesso em: 13 maio 2023.
ARAÚJO, W. S.; FREIRE, G. H. A. Marketing em mídias sociais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 10, n. 2, p. 39–54, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/134990. Acesso em: 15 maio 2023.
ARAÚJO, W. S.; FREIRE, G. H. A.; CORTES, G. R. Marketing de relacionamento em bibliotecas: estratégia de comunicação em ambiente web. Informação & Informação, v. 23, n. 3, p. 544-564, 2018. DOI: 10.5433/1981-8920.2018v23n3p544. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/108379. Acesso em: 01 jul. 2023.
ARAÚJO, W. S.; PINHO NETO, J. A. S.; FREIRE, G. H. A. O uso das mídias sociais pelas bibliotecas universitárias com foco no marketing de relacionamento. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 47, p. 2–15, 2016. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n47p2. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/34443. Acesso em: 01 jul. 2023.
CALIL JUNIOR, A.; ALMENDRA, G. As apropriações do facebook pelas bibliotecas públicas estaduais brasileiras. Em Questão, v. 22, n. 1, p. 188-213, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245221.188-213. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/9778. Acesso em: 01 jul. 2023.
CHALMERS, Alan. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense. 1993.
DIAS, Kronka Maria Matilde; PIRES, Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004.
FRANÇA, M. N.; CARVALHO, N. M. G. Análise da produção científica sobre mídias sociais e bibliotecas nos periódicos da ciência da informação no brasil. Em Questão, v. 25, n. 3, p. 296-320, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245253.296-320. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/120508. Acesso em: 01 jul. 2023.
FRANÇA, M. N.; GROSSI, A. M.; PACIOS, A. R. Mídias sociais e bibliotecas na produção científica dos Estados Unidos. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 19, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8661286. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/156999. Acesso em: 01 jul. 2023.
LIMA, J. B.; ESPOLIER, C. Marketing digital: as fanpages como canal de promoção das bibliotecas públicas municipais do rio grande do sul. Ponto de Acesso, v. 16, n. 1, 2022. DOI: 10.9771/rpa.v16i1.47463. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/197872. Acesso em: 01 jul. 2023.
MACIEL, C. E. C. C.; TREVISOL NETO, O. Diretrizes para uso de mídias sociais nas bibliotecas universitárias da associação catarinense das fundações educacionais - ACAFE. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 2, p. 388-409, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/113897. Acesso em: 01 jul. 2023.
MARCONI, Andrade de Marina; LAKATOS, Maria Eva. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas. 2010.
MUNDO se aproxima da marca de 5 bilhões de usuários de internet, 63% da população. Insper, 2022. Disponível em: https://www.insper.edu.br/noticias/mundo-se-aproxima-da-marca-de-5-bilhoes-de-usuarios-de-internet-63-da-populacao/. Acesso em: 13 maio 2023.
PEREIRA, Frederico Cesar Mafra. Necessidades e usos da informação: a influência dos fatores cognitivos, emocionais e situacionais no comportamento informacional de gerentes. Perspectivas em Ciência da Informação. v.15, n.3, p.176-194, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/LKnvCSs5JXLw5qBb4nk7BHN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 maio 2023.
PINHEIRO, V. J. C.; PAIXãO, P. B. S.; BARROSO, C. A. V. C. Avaliação do uso do twitter no sistema de bibliotecas da universidade federal de sergipe. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 18, n. 2020, 2002. DOI: 10.20396/rdbci.v18i0.8661193. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/148451. Acesso em: 01 jul. 2023.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROCHA, Marcos. Marketing nas mídias sociais. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
SANTOS, A. P. D.; NASCIMENTO, V. G. Ação cultural com mídias sociais: análise do Facebook do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 10, n. 1, p. 25-38, 2021. DOI: 10.5380/atoz.v10i1.76615. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/153182. Acesso em: 01 jul. 2023.
SOUZA, S. H. C. L.; ROHRER, C. V.; TRAVAGLIN, I. Bibliotecas 2.0:: como se conectar com as pessoas em tempos de google. Senac.DOC: Revista de informação e conhecimento, v. 4, n. 1, p. 5-17, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/163679. Acesso em: 01 jul. 2023.
TEIXEIRA, R. S. O papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital: uso do canal de vídeos da Biblioteca do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IF UFRJ. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 19, 2021. DOI: 10.20396/rdbci.v19i00.8667336. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/168970. Acesso em: 01 jul. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Patrícia - Bibliotecando
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.