A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NO ACESSO À INFORMAÇÃO
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Marketing Digital, Informação, Midias DigitaisResumo
A tecnologia por estar em constante desenvolvimento, buscando novas formas de comunicações por meio das redes sociais, ocasionou também no desenvolvimento do marketing digital. O presente estudo teve como objetivo investigar a influência do marketing digital no acesso à informação. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória e qualitativa onde por meio da base de dados BRAPCI 15 artigos contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Considera-se que o marketing digital se fez um aliado tanto para as empresas quanto para as bibliotecas, porque por meio dele se tem um melhor alcance de suas divulgações tornando-as mais atrativas para o público-alvo utilizando técnicas interativas, engajadas, inovadoras e dinâmicas.
Referências
AMARAL, S. A. do. Estudos de usuários e marketing da informação. Brazilian Journal of Information Science, v. 7, 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/14408. Acesso em: 08 jul. 2023.
ARAÚJO, R. F. de. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, n. 3, v. 20, p. 67-84, 2015. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/38601. Acesso em: 08 jul. 2023.
ARAÚJO, R. F. de. Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook. Informação & Sociedade: Estudos, n. 1, v. 28, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/93023. Acesso em: 08 jul. 2023.
ARAÚJO, W. da S.; FREIRE, G. H. A.. Marketing em mídias sociais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, n. 2, v. 10 n. 2, v. 10, p. 39-54, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/134949. Acesso em: 08 jul. 2023. 9
ARAÚJO, W. da S.; FREIRE, G. H. A.; CORTES, G. R.. Marketing de relacionamento em bibliotecas: estratégia de comunicação em ambiente web. Informação & Informação, n. 3, v. 23, p. 544-564, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/108379. Acesso em: 08 jul. 2023. 23
CASIMIRO, A. H. T.; BANDEIRA, L. K. R.; MOREIRA, E. C. B.. Marketing digital em Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação: análises no Youtube. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, n. Especial, v. 9, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/198292. Acesso em: 08 jul. 2023.
CASTRO, C. J. dos S.. Digitalização de obras raras e jornais maranhenses da biblioteca pública benedito leite: a preservação da informação por meio da tecnologia. Revista Bibliomar, n. 2, v. 14, p. 81-94, 2015. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/126457. Acesso em: 08 jul. 2023.
CHOO, C. W. A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.
COSTA, L. F.; ANDRADE, R. de L. de V.; SILVA, Al. C. P. da; DUARTE, E. N.; SOUZA, A. C. P. de. O uso de mídias sociais por revistas científicas da área da Ciência da Informação para ações de marketing digital. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 2, v. 21, p. 338-358, 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/77092. Acesso em: 08 jul. 2023.
FERREIRA, A. T. CHALMERS, A. F.. O que é ciência afinal? Trad. de Raul Fiker. São Paulo, Brasiliense, 1997. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 26, p. 275–280, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-780. Disponível em: CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? Trad. de Raul Fiker. São Paulo, Brasiliense, 1997 | Educação e Filosofia (ufu.br). Acesso em: 28 abr. 2023.
FERREIRA, L. H. G.; FORMENTINI, R.. Indicadores de marketing digital para websites de arquivos públicos estaduais. Em Questão, n. 2, v. 23, p. 211-233, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/88554. Acesso em: 08-jul.-2023.
FLEISHER, R. M. M. C. Le coadic, yves françois. a ciência da informação. tradução de maria yêda f. s. de filgueiras gomes. brasília: briquet de lemos, 1996. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, 1996. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/32939. Acesso em: 28 abr. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em; GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.. — Maurício Façanha (ifrn.edu.br). Acesso em: 29 abr. 2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social - Blog do Professor ... - PDFDOCUMENTO.COM. Acesso em: 29 abr. 2023. 23
GULKA, J. A.; LUCAS, E. R. de O.. Presença digital em portais de periódicos: proposta de análise. Em Questão, v. 23, p. 159-179, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/88407. Acesso em: 08 jul. 2023.
JESUS, D. L.; CUNHA, M. B. Produtos e serviços da web 2.0 no setor de referência das bibliotecas. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 1, p. 110-133, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/38746. Acesso em: 28 abr. 2023.
LOFRANO, G. Z.; COELHO, T. R.; BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo Eduardo. Fatores de engajamento e confiança no marketing de conteúdo: revisão teórica. Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação, v. 1v. 2, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/147468. Acesso em: 08 jul. 2023.
LOPES, F. F. V. A importância da informação nos meios digitais. M3soft, 2021. Disponível em: A importância da informação nos meios digitais (m3soft.com.br). Acesso em: 28 abr. 2023.
MARQUES, B.; SILVA, J.; BALAU, M. e C. Gil; CAVALLO, M.; RIBEIRO, V. A.. Marketing digital aplicado à gestão e curadoria da informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, n. 2, v. 5, p. 80-88, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/109378. Acesso em: 08 jul. 2023.
MONICA, C. L. D.; HACK, N. E.; CAMACHO, R. B.; PEREIRA, E. N.. Marketing de experiência na era digital: criação de um portifólio bibliográfico e estudo bibliométrico. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, n. 2, v. 8, p. 8-16, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/142119. Acesso em: 08 jul. 2023.
MORAES, L. S.; SALES, L. F.. Uso das redes sociais pelos repósitórios institucionais de acesso aberto. Ciência da Informação, n. 3, v. 48, 2019. Disponível em: <https://brapci.inf.br/index.php/res/v/136344>. Acesso em: 08 jul. 2023.
PRODANOV, C. C.. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.
ZAIDAN, T. E.. As mídias digitais online no contexto da comunicação organizacional das bibliotecas. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, n. 2, v. 30, p. 86-114, 2016. Disponível em: <https://brapci.inf.br/index.php/res/v/23997>. Acesso em: 08 jul. 2023.