Diretrizes para Autores
Diretrizes para Autores
Política editorial
São de exclusiva responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidas, bem como a utilização de quaisquer elementos em seus trabalhos (reprodução de imagens, tabelas, citações, etc.).
No ato da submissão do trabalho, devem ser informados os nomes de todos os autores. Nos metadados da submissão, deve-se inserir no campo "Resumo da biografia" um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras. Nesse mesmo campo pedimos que sejam inseridos também os usuários dos autores nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Faz-se necessário o preenchimento dos campos ORCID, URL (Lattes), País e Instituição/Afiliação. Esses dados são imprescindíveis no momento da submissão do artigo.
Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.
A Biblioteconomia em Foco reserva-se o direito, se achar conveniente, de não publicar trabalho(s) de mesmo(s) autor(es) em intervalos menores que 1 (um) ano.
Sobre o processo de avaliação dos trabalhos:
- Todos os trabalhos submetidos passarão por uma avaliação inicial, que contempla: a) Análise em softwares antiplágio. Havendo qualquer ocorrência que possa caracterizar plágio, os autores serão imediatamente informados e o processo avaliativo suspenso. b) Verificação do preenchimento de todos os metadados. c) Verificação da pertinência do texto à linha editorial e ao escopo da Revista. Textos em desacordo com qualquer desses itens serão recusados pela Comissão Editorial.
- A etapa seguinte consiste na avaliação por pares. Os trabalhos que atenderem aos itens acima serão encaminhados às cegas pelo menos dois avaliadores (de instituições diferentes das dos autores), que se orientarão por um formulário de avaliação.
Para permitir a avaliação às cegas por parte dos pareceristas, é imprescindível que a versão enviada do trabalho não tenha identificação de autoria, inclusive no corpo do texto, rodapé, referências ou nas propriedades do arquivo. Nas citações e referências de obras dos próprios autores, deve se usar (AUTOR1, ano) apenas, sem apresentar título ou outras informações sobre a publicação, para preservar o anonimato.
O resultado da avaliação feita pelos avaliadores pode ser:
a) Aceito: o avaliador poderá, a seu critério, fazer ou não comentários sobre o texto.
b) Revisões requeridas: o avaliador deverá apontar possíveis alterações a serem realizadas antes da publicação, com anotações no corpo do texto e/ou em relatório anexo. O texto não retornará ao avaliador, ficando a cargo da Comissão Editorial verificar se as pendências foram sanadas pelo autor durante o prazo especificado, assim como determinar a publicação ou não do texto.
c) Não aceito: o avaliador deverá apontar os itens que levaram à reprovação do texto, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futuras submissões.
Cabe destacar que o Conselho Editorial e o corpo de Avaliadores da Revista Múltiplos Olhares em Ciência a Informação são compostos por pesquisadores mestres e doutores vinculados à UFMG ou a outras instituições de ensino superior no Brasil e em outros países.
Neste periódico, a média de tempo de avaliação dos trabalhos tem sido de quatro meses. Além disso, este periódico adota a politica editorial de fluxo continuo de publicações, no qual os artigos aceitos são imediatamente publicado com DOI.
O conteúdo dos trabalhos submetidos à revista são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial e da Comissão Editorial da Revista.
A Comissão editorial desde periódico não se responsabiliza pela normatização, revisão ou edição de texto.