Sobre a Revista
O movimento Ciência Aberta (Open Science) propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a RLC adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Além disso, requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito. Em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.
Público alvo
Bibliotecários, Cientista da Informação, Educadores e Profissionais ligados à área da informação.
Missão
Comprometimento com a comunidade científica de desenvolver um periódico de excelência e qualidade para a área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, com base no conhecimento e na experiência de profissionais, adquiridos através da investigação, inovação e desenvolvimento.
Periodicidade
A RBA será de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Não há fascículos, nem periodicidade como usamos atualmente. Publicaremos os artigos aprovados em vários conjuntos em um volume por ano. O sumário completo e o editorial serão publicados junto com o último conjunto de artigos do volume do ano.
Título abreviado da revista
RBA: Revista Biblioteca Ativa